III Congresso Nacional da Juventude Camponesa e as reformas da terra e dos ares

No dia 14 ao dia 19 de janeiro, aconteceu no Parque de Exposição de Animais, em Recife, o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa! Neste evento, simultaneamente o 4º Encontro Juventude e Agroecologia organizado pelo Centro Sabiá com o objetivo de debater a relação das juventudes rurais e a comunicação como um instrumento de luta e transformação social.

Laboratório de Mídias Autônomas (LA.M.A) em parceria com o Centro Sabiá, fortaleceu o espaço com a roda de diálogos e práticas de Rádio Livre, no qual  foram debatidas questões sobre comunicação livre e popular, estratégias de auto-organização e a importância da comunicação como estratégia de luta para os movimentos sociais e coletivos.

Houve também o intercâmbio de saberes e a exposição de diversas experiências de grupos e coletivos do campo e da cidade que já experienciam “o fazer” e o “ser a mídia” a partir do processo de apropriação das tecnologias da comunicação.

O momento de construção nos apresentou também, o cenário de repressão e a dura realidade a qual nós que lutamos por uma comunicação livre e popular estamos sofrendo: rádios comunitárias sendo fechadas, materiais sendo apreendidos, ações coronelistas que nos impossibilitam do direito básico à comunicação e expressão – nos deparamos com as lutas e reformas tanto da Terra como a dos Ares!!!

oficina do lama 2
Bonito de se ouvir o encontro se encerra com a expressão do Cordel da Comunicação (feito por Gilmar Ramos durante o 4º Encontro Juventude e Agroecologia):

1 – Sou um jovem sonhador
Que vivo a sonhar;
E por comunicação
Vamos todos batalhar;
Mostrar que temos ações
Lutar com dedicação
Vamos juntos anunciar.

2 – Esquecer esta história
Que a mídia sempre mostrou;
Com a nossa comunicação
Mostrar que o jovem acordou;
Falar a nossa verdade
Que temos capacidade
E que a luta não acabou.

3 – Comunicação é tudo
Comunicar é viver;
Comunicação é liberdade
Comunicar é crescer;
Comunicação e a vontade
De um dia poder crescer.

4 – É isso aí juventude
Não sabemos aonde vamos;
Mas com a comunicação
Por aqui não paramos;
Fica o meu aperto de mão
E um abraço de Gilmar Ramos

Gilmar Ramos – Campo Alegre de Lourdes – BA

Comments are closed.