Vídeo-reportagens

Protesto do Comércio Informal no centro do Recife-PE (05’55”) 

Sem título

Clique na imagem para assistir

Segunda-feira, 24 de março de 2014, comerciantes informais do centro da cidade do Recife-PE ocuparam as ruas para exigir seu espaço de trabalho. Em diversos pontos da cidade, o comércio informal vem sofrendo investidas do Estado, com uma política de remoções negligente, prejudicando diversas pessoas que dependem desse trabalho. Os/as comerciantes propoẽm uma alternativa à Prefeitura da Cidade do Recife: a desapropriação do antigo Colégio Marista para a construção de um Shopping Popular.

 

Despejo em Roda de Fogo: pra onde eles/as vão? (04’55”)

Sem título2

Clique na imagem para assistir

Copa do Mundo de 2014, Governo do Estado e Prefeitura da Cidade do Recife implementam uma política velada de higienização na cidade. Longe dos holofotes do centro ou da Cidade da Copa, no bairro de Roda de Fogo, a população também foi vítima desse processo; dezenas de trabalhadorxs foram retiradxs dos seus espaços de vida e trabalho. Mesmo com ocupações que já se davam há 15 anos, xs comerciantes tiveram seus direitos atacados, foram retiradxs sem serem informados onde seus comércios poderiam ser realocados ou apresentado uma alternativa econômica para os dias de trabalho parado.  

dosCoelhos (11’24”)

Sem título3

Clique na imagem para assistir

Agosto de 2013, mais um incêndio em favelas do Recife-PE, mais um na comunidade dos Coelhos, localizada em área estratégica, próxima ao centro e ao Pólo Médico da cidade. Depoimentos de moradorxs revelam negligência na contenção do incêndio por parte do corpo de bombeiros, além de descaso do governo com as moradias populares. Parte das habitações queimadas  já passavam por longo processo de remoção e realocação para conjuntos habitacionais na outra margem do rio Capibaribe.