Cabelaço-PE articulando com a Associação dos Coquistas de Olinda intervenções de ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!!!

O CABELAÇO-PE  marcou presença nesta segunda-feira (20/01) na reunião da Associação dos Coquistas de Olinda a fim de sensibilizar e mobilizar a comunidade e os(as)cantores(as) do coco para a problemática da violência contra a mulher nesses espaços. A discussão foi bem acalorada e regada à muitos relatos de como este tipo de comportamento se naturalizou e as mulheres por diversas razões – econômicas, simbólicas, emocionais – se encontram vulneráveis ainda nessa sociedade machista, racista, homofóbica e transfóbica.

O Cabelaço é um movimento de libertação, que se destina a unir homens e mulheres para a valorização da identidade e auto-estima afro, usando como mote o cabelo.  Nosso cabelo, na verdade, representa todas as questões que vão de encontro a estereótipos impostos pela sociedade. Cabelo afro, cabelo natural, cabelo curto, cabelo dread, cabelo cacheado, ondulado, liso, assanhado, fuás…! Vamos nos libertar e soltar as madeixas! É pra quem se garante!!

Assim, as mulheres integrantes do Cabelaço propuseram ações educativas e de intervenção artística cultural para que os moradores e as moradoras que participam das festas de Coco tenham contato e se sensibilizem conjuntamente nessa luta contra o machismo e o racismo.

O Coco é uma festa da resistência, de ciência cultural periférica e que historicamente vêem sofrendo vários ataques com o racismo institucional e a intolerância religiosa, sendo reafirmado a importância desse espaço de vida e cor para a resistência popular. Para tanto, reafirmamos a urgência de incidirmos sobre as problemáticas de violência que acometem principalmente as mulheres negras nas festas do Coco, tal como, o cuidado para com as letras das músicas a fim de revertermos esse processo de objetificação da mulher – foram pautas fundantes no encontro para a desconstrução dessa realidade.

Coquistas de Recife como o Diego Leon do “Coco Verde e Melancia”  e a  SecMulher do estado de Pernambuco foram convidadxs para fortalecerem a reunião e a construção dessas ações. A SecMulher  apresentou a última campanha de enfrentamento da violência contra à mulher e disponibilizou materiais a serem distribuídos nas próximas cocadas que acontecerá no último sábado(25/01) do mês no COCO DO PNEU, NO AMARO BRANCO A PARTIR DAS 17HS.

Venha festejar conosco essa Luta contra o machismo e o racismo nas Cocadas!!!

Estaremos com cine feminista e muito axé!!! Sigam Cabelaço PE < https://www.facebook.com/CABELACOPE?fref=ts >

coco

 

Comments are closed.