TV LAMA

tevê ao ar livre na Praça de Roda de Fogo

Abril, 2014-6
Urgente é a necessidade em experimentar a linguagem e buscar alternativas comunicacionais frente ao avanço da mídia corporativa sobre os meios de comunicação no mundo. No Brasil, há muito que a mídia comercial, assegurada pela ANATEL, consolidou um verdadeiro monopólio da comunicação no país; uma jurisdição federal que favorece as grandes corporações de mídia e criminaliza as iniciativas comunicacionais livres, alternativas e comunitárias.

Mas não mais nos sujeitaremos. Uma alternativa que encontramos para seguir exercendo o nosso direito à comunicação foi inspirada nas iniciativas comunitárias do Alto José do Pinho, periferia localizada na zona norte da cidade do Recife-PE. Já que (ainda) não conseguimos transmitir em canal aberto e chegar ao lar das pessoas, transmitiremos em praça pública, precisamente na Praça de Roda de Fogo, com formato, programação e conteúdo livre. Livre do lucro, da sedução publicitária, do capitalismo, do controle estatal, do autoritarismo nas relações sociais e no centralismo nas tomadas de decisão.

Projeção de clipes musicais, animações, curta-metragens, matérias sobre o bairro e de interesse social, retransmissão de vídeos que estão circulando na web e videorreportagens produzidas pelo Lama. Aqui, o fascismo passa longe, o bairro é o foco e xs telespectadorxs se reconhecem na telinha, pois estamos buscando uma tevê que se aproxime da realidade vivida nas periferias, que retransmita a diversidade existente e não se omita diante das arbitrariedades cotidianamente sofridas nas periferias da cidade.

Laboratório de Mídias Autônomas, o Lama.