Apresentação

apresen

A Rádio Lama é uma rádio livre. Herdamos um transmissor e há muito tempo estávamos em busca de um local. Encontramos: a rua da Lama. Estamos dando os primeiros passos na construção de um espaço de comunicação popular e autônoma. Buscamos a auto-organização, ou seja, que todas as pessoas envolvidas com a rádio sejam responsáveis por mantê-la em seus mais diversos níveis – desde a limpeza até consertar um cabo. Aqui não há dirigentes e especialistas, nos olhamos como iguais.

A neutralidade não existe, entendemos que toda comunicação tem implicações políticas. Portanto nos posicionamos: nosso anseio é a criação de um veículo midiático de convergência de perspectivas e produções anti-capitalistas e anti-autoritárias. Isso só é possível através do rompimento com a distinção entre emissor e receptor. Não vamos produzir para outros consumirem, não prestaremos serviços; chamamos os que resistem para criarmos juntos.

Nos situamos em uma realidade baseada no controle dos meios de comunicação, em que a informação se apresenta como mais uma ferramenta de dominação. Grupos políticos e econômicos que detêm a comunicação no país encontram na ANATEL a segurança para exercer seu monopólio. Cientes disso, não nos apoiamos no governo para construir uma comunicação democrática. A comunicação está no cotidiano e ocorre por conta da necessidade de se compartilhar a vida. Logo, é um direito fundamental que necessita ser conquistado. Ao ocuparmos as ondas sonoras e criarmos uma frequência livre utilizamos o potencial tecnológico da rádio para construir uma comunicação independente, solidária, potente e transformadora.

Contribuímos para o fim da sedução publicitária e não veiculamos conteúdo discriminatório. Atuamos na via da contra-informação. Propomos uma criação que cutuque, que questione, que potencialize as reflexões. Incentivamos a criatividade na construção de discursos e vivências que alterem a realidade.

Laboratório de Mídias Autônomas, o Lama.