I Copa Rebelde Pernambuco; convocatória

 I Copa Rebelde Pernambuco: contra o futebol moderno e pelo fim da Polícia Militar

10401463_453694434776735_4097281906030785521_n

O Laboratório de Mídias Autônomas convoca os indivíduos, grupos, coletivos e movimentos sociais a participar da I Copa Rebelde Pernambuco: contra o futebol moderno e pelo fim da Polícia Militar, que acontecerá no dia 1 de junho (domingo), às 14h, na quadra de futsal da praça do Engenho do meio, na periferia de Recife.

A copa do mundo caiu de pára quedas no Brasil. Junto com ela uma onda de despejos assolou as periferias do país. As empreiteiras encheram seus cofres com as obras de mobilidade enquanto o transporte público continua uma calamidade. A repressão escancarou o autoritarismo e a criminalização sob os movimentos; um trabalho intenso do Estado e da Mídia. Fomos pra rua, fortalecemos laços e não sentamos a bunda no sofá à espera da Copa. Ainda há muito a ser feito durante esse evento e com ele não acaba nosso desespero, nossa vontade de não esperar. Na realidade, a Copa do Mundo veio e o prejuízo vai ficar. Mas agora não é hora de chorar o leite derramado. Urgente é retomar os nossos encontros para seguir na luta contra os prejuízos da Copa do Mundo, na construção de uma sociedade mais justa e feliz. É nesse espírito que a Copa Rebelde convoca o escrete de ouro da insurreição para uma tarde descontraída com muito futebol e resistência.

Bater bola na quadra do Engenho do Meio não se dá à toa. Um dos legados da Copa é a elitização do futebol nos estádios do Brasil. Com ingressos caros e segurança policial, as arenas são tentativas de afastar o público mais pobre do futebol. Violência como essa não tem justificativa. O futebol é cultura popular e de maioria negra. Se espalhou nas periferias do país e hoje é diversão de muita gente. É muito mais que o nacionalismo babaca que domina o país de 4 em 4 anos.

A Copa Rebelde Pernambuco é aberta a participação de todas/os jogadoras/es: crianças, homens e mulheres. O regulamento será decidido coletivamente antes das partidas.Vai rolar transmissão da Rádio Lama 88.1 FM, exibições de vídeos temáticos na TV LAMA, charanga para animar a torcida e as ruas vizinhas, além de uma grade de cerveja artesanal para brindarmos a força da autonomia.

Lembrando que a bola rola às 14h, mas estaremos na quadra desde cedo para garantirmos a presença no local. Se a vontade é o encontro, vamo chegar antes pra ir trocando essa ideia e montando as estrutura. A praça fica na continuação da Avenida Bom Pastor, que muda o nome pra Antonio Curado.

10390041_453694418110070_6442919365829146223_n

Comments are closed.